5519989916625

Sinsaúde encerra exposição "Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação" na Santa Casa de Valinhos

04/12/2024

A exposição itinerante "Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação" está na Casa de Saúde de Valinhos desde do dia 3 de dezembro e será encerrada no dia 9. Com uma coleção de fotografias, desenhos e jornais históricos, a mostra destaca a dedicação dos trabalhadores da saúde na missão diária de cuidar da população e conta parte da história de 86 anos da entidade. A mostra estará aberta ao público, das 8 às 17 horas e a entrada é gratuita.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, ressalta que os 86 anos da entidade são frutos de lutas e conquistas de diferentes gerações de trabalhadores.

“A mostra é um reconhecimento do valor inestimável que a categoria da saúde tem para a nossa sociedade. O Sinsaúde sempre promove ações que fortalecem os laços entre os trabalhadores e estimulam a compreensão sobre o trabalho essencial que a categoria realiza”, afirma.

A diretora do Sinsaúde, Alzeni dos Santos Camargo, explica que a exposição itinerante será encerrada depois de um ano percorrendo as cidades onde estão localizadas as subsedes do Sinsaúde. “A exposição será encerrada dentro da Santa Casa de Valinhos, o que é simbólico já que estará dentro de uma unidade de saúde. Acreditamos que a mostra é uma fonte de inspiração para todos e um estímulo para a categoria, que poderá se reconhecer e sentir-se valorizada”, destacou.

 

Fotografias, desenhos e jornais

 

A beleza artística das 32 imagens do fotógrafo Ari Ferreira realça a emoção, a alegria e a dedicação dos trabalhadores da saúde em suas atividades diárias. Há 18 anos acompanhando e retratando as ações do Sinsaúde, o fotógrafo buscou retratar os dois lados da rotina dos profissionais nas unidades de saúde.

“A realidade do trabalho na saúde é árdua, exige dedicação, foco e determinação, mas também é marcada por emoção. Por isso, as fotografias trazem um toque artístico com combinações de luzes, sombras e cores, para evidenciar a sutileza do ato de cuidar do outro”, explicou Ari.

A personagem Sindy, que colore 12 quadros da exposição, também está presente. Ela personifica a categoria da saúde nas publicações do Sinsaúde por ser mulher e negra, o que representa mais de 80% das profissionais. Criada pelo artista e designer Gustavo Orioli por meio da tecnologia 3D, Sindy é uma referência de modernidade alcançada nos projetos gráficos da entidade.

“A persona Sindy foi criada com base em pesquisas realizadas pelo Sindicato sobre o perfil das trabalhadoras da saúde. Desenvolvida em 3D, Sindy sinaliza um futuro cada vez mais tecnológico”, comentou Gustavo.

Além do futuro, o passado também está presente. Parte da história de lutas do Sinsaúde está representada na exposição por meio de informativos antigos do Sindicato. A primeira edição do jornal "Esparadrapo", de 1978, produzida em mimiógrafo, além de boletins "Unidade & Ação" dos anos 2000.

 

Itinerante

 

A exposição começou em outubro de 2023 em Campinas, para comemorar os 85 anos da entidade, e durante um ano oi recebida pela categoria das cidades de Jundiaí, Americana, Limeira, Araraquara, Bragança Paulista/Atibaia, Itapira, Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista, Marília/Garça e Dracena/Tupã.

 

[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

instagram

youtube