Novembro é mês de conscientizar sobre o câncer de próstata
08/11/2023
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que de 2023 a 2025 surgirão 71,7 mil novos casos por ano de câncer de próstata. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a campanha de conscientização para o diagnóstico precoce no Novembro Azul.
O Sinsaúde adere à campanha e realiza atividades internas de conscientização, além de divulgação de material informativo em suas redes sociais para prevenção e estimulando a realização de exames. A fachada do prédio é iluminada na cor azul.
O Inca orienta que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: excesso de gordura corporal, exposição frequentes a produtos cancerígenos, como amina, arsênio e derivados de petróleo.
Dados apontam que as chances de mortalidade aumentam após os 50 anos, além do histórico familiar.
A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada.
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:
Verificação da pressão arterial;
Hemograma completo;
Dosagem da glicemia;
Dosagem do colesterol;
Testes de urina;
Atualização da carteira vacinal;
Verificação do perímetro abdominal e do IMC (Índice de Massa Corpórea).