Condição de trabalho mantém ritmo de melhora, segundo Dieese
29/10/2024
No segundo trimestre de 2024, o Índice da Condição do Trabalho (ICT-DIEESE) subiu no mesmo ritmo observado no início do ano. O ICT-DIEESE ficou em 0,63, o que significa 0,06 pontos acima do registrado no mesmo trimestre de 2023. O Índice da Condição do Trabalho (ICT-DIEESE) é um indicador criado pelo DIEESE que busca sintetizar a situação do trabalho no país. Foi desenvolvido a partir da base de dados da PnadC/IBGE.
Nos dois trimestres anteriores, os aumentos ficaram em 0,05 e 0,06, também na comparação interanual. Houve elevação nas três dimensões: Inserção Ocupacional (de 0,42 para 0,46), Desocupação (de 0,70 para 0,78) e Rendimento (de 0,58 para 0,65).
Na dimensão Inserção Ocupacional, o resultado derivou principalmente do crescimento da ocupação formal e, com menor intensidade, do aumento da proporção de contribuintes da previdência.
A redução da taxa de desocupação no país, ainda que em ritmo cada vez menor, continua a exercer influência positiva no mercado de trabalho e é um fator que eleva o ICT-DIEESE.
Na dimensão Rendimento, o resultado se deve mais uma vez ao crescimento do rendimento médio real, pois a distribuição dos rendimentos piorou. O rendimento médio no trimestre é o maior da série histórica (0,82), superando o observado no período da pandemia, em 2020, quando esse indicador aumentou devido ao recuo do trabalho informal, que paga menos, elevando a base de cálculo.
Fonte: Dieese